quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Teoria e Prática - O Velho Dilema


Os debates entre teoria e prática são infindáveis. Os defensores da prática alegam que a teoria é pouco efetiva, uma vez que sua aplicação é sujeita a condições específicas e particulares. Por outro lado, aqueles que defendem a teoria alegam que os conceitos são as verdadeiras fontes do saber e do conhecimento.
Os argumentos utilizados entre ambos por ensino, aprendizado e conhecimento: numa abordagem mais critica e reflexiva não deve ficar circunscritar apenas  à sala de aula,como único ambiente de aprendizagem  mas contemplar o universo,ou seja  a totalidade,da realidade institucional de ensino, pela comunidade e pela sociedade onde ela esta inserida.
Partindo desta definição e da  trajetória histórica do ensino a distância no Brasil,bem com as dificuldade ainda apresentada   e visualizada,a modalidade ainda enfrenta uma serie de desafios de consolidar na prática a teoria.A pergunta é sempre a mesma: como realizar esta articulação no concreto entre os alunos com ambiente virtual.
Esta questão também vem se constituindo em nossa permanente angústia. Nos gestores, coordenadores e professores temos observado a convergência das tecnologias da informação, a expansão do ensino,a transformação os métodos tradicionais e inovadora de uma nova proposta pedagógica, contudo estamos vivenciando a  dicotomia  entre teoria e prática,sem ainda compreendermos a gênese do ensino a distância e suas relações.
Avaliamos que esta tomada de consciência é tão necessária como o ar que respiramos, para podermos superá-la, transformando as dificuldades e desafios em resposta de acesso  consistente que garantam a autonomia dos alunos,com estratégias capazes de reduzir barreiras de acesso do conhecimento,não só com o objetivo de formação ,mas principalmente ,para permitir o desenvolvimento da competência,conferindo condições laborativas e proporcionando ao ser humano no contexto no social,oportunidades de construção enquanto indivíduo e cidadão. Avaliamos que esta tomada de consciência é tão necessária como o ar que respiramos, para podermos superá-la, transformando as dificuldades e desafios em resposta de acesso consistente que garantam a autonomia dos alunos, com estratégias capazes de reduzir barreiras de acesso do conhecimento, não só com o objetivo de formação, mas principalmente, para permitir o desenvolvimento da competência, conferindo condições laborativas e proporcionando ao ser humano no contexto no social, oportunidades de construção enquanto indivíduo e cidadão.

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