Educação Cristã a Distância, ter ou não ter?
Muitas igrejas sofrem atualmente com o êxodo de jovens para as cidades grandes por causa dos estudos. Na melhor época da vida, (Ec 12:01) eles saem de perto dos pais, e da comunidade onde viveram em busca de melhores recursos educacionais, porém ficam longe da proteção e dos ensinamentos da igreja.Muitos deles acabam perdendo o interesse pelas coisas de Deus ao vislumbrarem o mundo inteiro, descortinado à sua frente. Os que ainda se interessam, tem a dificuldade de não conseguirem fazer sua profissão de fé, ou ainda não te como manter um vínculo forte com sua igreja mãe.
Os recursos de Ensino a Distância, que tem se tornado cada vez mais profissionais, e acessíveis, representam a redenção desses jovens no que se refere à educação cristã. Lançando mão dessa modalidade de ensino que tem sido redescoberta pela sociedade do Século XXI, a igreja abra a possibilidade de que mesmo longe geográficamente, a pessoa possa estar perto através do estudo da palavra.
BASE BÍBLICA
Creio que o estudo da bíblia na modalidade não presencial (EaD) é bem mais antigo do que pensamos. Aliás, esse foi o método utilizado pelo Apóstolo Paulo durante a Igreja primitiva. Mais da metade do novo testamento, são nada mais nada menos do que fruto de doutrinamento a distância realizado por Paulo através de cartas que eram escritas a determinadas igrejas de tempo em tempo. Essas cartas tinham o único objetivo de Ensinar àqueles que estavam distantes, sobre o evangelho de Cristo.
E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também. – Cl 4:16
O envio de cartas e a troca de informações era a única ferramenta que o Apóstolo tinha para ensinar aqueles que havia levado à Cristo naquela época. O texto acima, mostra que existiram outras cartas além das que estão na Bíblia, mostrando que essa era uma prática comum entre eles. Muitas dessas cartas se perderam, como é o caso da carta a igreja de Laodicéia, mencionada no texto acima. Como podemos ver, o ensino da Bíblia através de recursos não presenciais, não é uma invenção nova, muito menos rejeitada por Deus. Percebe-se através das cartas paulinas, que mesmo de longe as igrejas nutriam respeito e amor pela pessoa do Apóstolo Paulo e cresciam espiritualmente.
RECURSOS DISPONÍVEIS
Com o advento da tecnologia, o mundo acabou se tornando realmente uma aldeia, onde é possível conversar em tempo real através do MSN, Skype, e-mail, Chat, etc… Criou-se um novo nível de relacionamentos, que são agora chamados de virtuais. Amigos que antes nunca se falavam, devido a distância, hoje podem se comunicar todos os dias a custo zero, o que aproximou ainda mais as pessoas. Os meios (midias) que podem ser utilizados para o Ensino Cristão a distância, atualmente estão disponíveis na maioria dos lares brasileiros.
- Internet
- Telefone
- Computador,
- MP3 e MP4 players,
- Livros,
- Hipertexto
- Aparelhos Celulares
- Câmeras de Video
- Câmeras Fotográficas
- DVD Players
- Salas Virtuais de Aprendizagem
- Entre outros…
Através de recursos pedagógicos corretos, é possível adaptar conteúdos dados apenas em salas de Aula, para a modalidade a Distância, alcançando assim uma quantia razoável de pessoas que seriam impedidas pela distância geográfica.
MUDANÇA DE PARADIGMA DE APRENDIZAGEM
Até hoje, nosso paradigma de educação foi o do professor como provedor de conhecimento. Nossas salas de aula, provam isso em sua maneira de se dispor os móveis. O professor, fica em pé, a frente de um monte de pessoas enfileiradas. Ele é o detentor do conhecimento, e fica em destaque, enquanto os outros ficam num plano mais baixo, aguardando receberem os ensinamentos.
Acontece que esse paradigma, foi derrubado com a revolução na comunicação, proveniente dos avanços tecnológicos. Hoje a informação está à mão de todos, globalizando o conhecimento de tal maneira, que precisamos ser seletivos naquilo que vamos ler e estudar. Na modalidade a distância, o professor, não é o provedor do conhecimento, mas o mediador para que o aluno possa descobrir e produzir o seu próprio conhecimento. O papel agora não é mais daquele que conduz o aluno pelo caminho do aprendizado, mas sim aquele que aponta o caminho, e cuida pra que ele permaneça lá.
Jesus era muito bom nisso, quando falava em parábolas, forçando seus disciulos a interpretarem o conhecimento por traz de suas palavras. Hoje o ensino a distância é reconhecido pelo MEC como modalidade eficaz de ensino, tendo paridade de certificados com os outros cursos, sendo proibido a discriminação de cursos não-presenciais.
O Pacto de Lausane diz que para alcançarmos o mundo com o evangelho, precisamos de metodologias inovadoras e eficázes que respondam às necessidades do mundo atual. Creio que a EaD seja uma dessas metodologias que podem ser utilziadas a serviço do Reino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário