Variedades
Sexta, 19 de agosto de 2011, 21:32h
Encontro de Educação à Distância sensibiliza profissionais para atuar com modalidade
O I Encontro de Educação à Distância da Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Aberta do Brasil (Unemat/UAB), que terminou na noite dessa quinta-feira (16) em Cáceres sensibilizou professores e profissionais do ensino superior a atuarem com essa modalidade de ensino.
Durante dois dias, cerca de 150 pessoas puderam conhecer as principais diferenças entre as modalidades presencial e à distância, além de conhecer as novas tecnologias e a plataforma moodle, que é utilizada na UAB. Professores e pesquisadores que atuam no ensino à distância em várias regiões do País apresentaram aos participantes as vantagens e também os desafios que estão postos.
A coordenadora da UAB/Unemat, professora Fabíola Sartin Parreira Almeida, destaca a importância de sensibilizar as pessoas para virem a atuar no ensino à distância. O objetivo da Unemat é organizar e capacitar as pessoas para essa modalidade de ensino e aprendizagem, desmistificando conceitos que ainda persistem. O principal foco das palestras e mesas redondas foi no sentido de assegurar a qualidade dos cursos oferecidos nessa modalidade, que em nada deixam a desejar quando comparados ao ensino presencial.
HISTÓRICO
A Universidade do Estado de Mato Grosso iniciou o trabalho com a Educação à Distância em 1999 com a oferta de cursos de Pedagogia para professores em serviço e esteve desde então vinculada a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), proporcionando até 2010 a formação de aproximadamente três mil professores atuantes na educação básica e infantil.
Em 2008, a Unemat passou a integrar o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ligado ao Ministério da Educação, pela Secretaria de Ensino a Distância, este sistema tem por prioridade a formação de educadores, por meio do estímulo à articulação e integração de uma rede nacional de educação superior. O sistema é formado por Instituições de Ensino Superior em parcerias com estados e municípios brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário